quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Superliga: Em preparação à Superliga, Canoas Vôlei realiza exames médicos


A menos de um mês do início da Superliga Masculina, o Canoas Vôlei segue com os treinamentos intensos no Ginásio Poliesportivo La Salle. Nesta semana, porém, os atletas deram um tempo nos trabalhos com bola e voltaram-se às questões físicas e médicas. Os exames começaram na última quarta-feira no Mãe de Deus Center, em Porto Alegre, e foram finalizados na manhã desta quinta no Hospital Universitário Mãe de Deus, em Canoas. Na primeira etapa, teste ergométrico, também conhecido como teste de esforço (fotos). Trata-se do registro da atividade elétrica do coração durante o exercício físico, como explica a médica do clube, Letícia Meirelles dos Santos.
"É um exame importante para conferir a aptidão cardiorespiratória. Também permite avaliar o comportamento da pressão arterial, os sintomas referidos pelo paciente e a sua condição física. Assim, podemos concluir como o atleta se comporta durante o exercício".
Na segunda parte da bateria, o elenco submeteu-se ao ecocardiograma, além de exames de sangue. As avaliações médicas alteram a programação de treinos táticos e técnicos, mas são essenciais para o bom desempenho no decorrer da temporada.

"Não adianta estarmos afinados dentro de quadra se, em meio à competição, perdermos jogadores por lesão. Por isso, a prevenção é fundamental antes da maratona de jogos", refere o preparador físico Giovane Foppa.
"É muito importante prevenirmos qualquer evento cardíaco antes do início da temporada. São exames completos, que servem ainda para detectar qualquer problema que não possa ser diagnosticado através de exames clínicos", completa Letícia. 
Neste sábado, os jogadores estarão no Canoas Shopping, em uma sessão de autógrafos promovida por um dos patrocinadores do clube, o Armazém da Vida. O evento começa às 14h e é aberto ao público.

A estreia do Canoas Vôlei na Superliga 2012/2013 está marcada para o dia 24 de novembro, às 20h, em seus domínios, diante do Imperatriz, de Florianópolis.

Fonte: Vôlei na Rede

Nenhum comentário:

Postar um comentário