terça-feira, 14 de maio de 2013

Cuba: Cubanos convocam adolescente de 13 anos e 1,86m para a seleção

O vôlei cubano sempre foi temido mundialmente. Aguerridas e talentosas, as cubanas fizeram o país tricampeão olímpico, em Barcelona, 1992, Atlanta, 1996, e Sidney, 2000. Mas a ausência do time masculino e também do feminino nas Olimpíadas de Londres, em 2012, acenderam o sinal de alerta da confederação cubana de vôlei. E fizeram o técnico da seleção feminina Juan Carlos Gala ousar.

Apostando na formação de novas atletas já visando os Jogos do Rio, em 2016, Juan convocou para a disputa da Yeltsin Cup, na Rússia, e do Grand Prix 2013 um jovem talento de apenas 13 anos, mas com 1,86m de altura. Trata-se da oposto Meliza Vargas, considerada internamente como uma das maiores revelações do país nos últimos anos.

A jogadora, que tem um estilo de atuar parecido com o de Yumika Ruiz, ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e Sidney, em 2000, será a mais jovem atleta no mundo a atuar por uma seleção adulta de vôlei. A última competição da revelação foi a eliminatória sub-20 para o Mundial da categoria, disputado em Havana, Cuba, em março, quando o time cubano não conseguiu a vaga para a República Tcheca.

- Minha filha sempre gostou do esporte e com 11 anos integrou a seleção cubana sub-15, ganhando vários prêmios individuais - explica Antonio, pai de Meliza e ex-jogador de softball e basquete, de quem a oposto herdou o gosto por esporte e o tipo físico.

Mesmo com Cuba fora do Mundial sub-20, Meliza foi eleita a melhor atacante das eliminatórias e acabou incluída na seleção da competição. Além da "novata", Juan Carlos chamou quatro veteranas de seleção, entre elas Ana Yilian Cleger e Yoana Palacios, além de algumas juvenis.

Levantadoras: Ana Yilian Cleger, Lilianny Marsillan
Atacantes: Yohana Palacio, Sulian Matienzo, Melissa Vargas (13 years old), Dairilis Cruz, Jennifer Alvarez
Centrais: Rosanna Giel, Daymara Lescay, Alena Rojas, Heydi Rodriguez

Líbero: Emilly Borrell

fonte: GloboEsporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário