quinta-feira, 6 de junho de 2013

Vôlei Nacional: O novo calendário do vôlei brasileiro vai sair do forno

Por Daniel Bortoletto do Lancenet: 
"O novo calendário do vôlei brasileiro está praticamente pronto.
Ele voltou a ser discutido nesta semana, em São Paulo, em um encontro entre CBV, clubes, atletas, treinadores e representantes da Rede Globo. Sada/Cruzeiro, que entrou em rota de colisão com a entidade após as críticas de Vittorio Medioli, e Vôlei Futuro, com a participação indefinida na próxima temporada, não estiveram presentes.

Nos próximos dias, o calendário deve ser oficializado e divulgado pela CBV. As datas citadas abaixo ainda poderão ser corrigidas.

Apesar de algumas mudanças feitas pela Rede Globo na versão inicial, que teve Bernardinho como um dos mentores, o calendário manteve grande parte dos pedidos de jogadores e clubes: Superliga com período maior de duração, com rodadas nos fins de semana e maior período de descanso para os atletas, criação da Copa do Brasil e Jogo das Estrelas. Ele também inclui a Copa Sul-Americana, competição que dará vaga ao Mundial de Clubes.

Em 2013, a Superliga está prevista para começar na primeira semana de setembro no masculino. A primeira fase vai se estender até o fim de fevereiro. Ela será interrompida em algumas períodos: durante a Copa dos Campeões (torneio entre Seleções no Japão), o Mundial de Clubes e os Jogos Abertos do Interior, tradicional competição de São Paulo. Já a Copa do Brasil tem previsão de começar em dezembro, terminando em 25 de janeiro, com decisão transmitida pela Globo. Playoffs da Superliga (quartas e semifinal) seguirão sendo disputados em melhor de três jogos, com a grande final em jogo único, em 13 de abril.

Entre as mulheres, com menor quantidade de times na disputa, o calendário é um pouco diferente.  A Superliga começará na última semana do mesmo mês, se estendendo, durante a fase classificatória, até meados de março. A final está prevista para 27 de abril. A Copa do Brasil começará em dezembro, terminando em 18 de janeiro, também com transmissão pela Globo.

Uma festa de abertura da temporada está prevista para o dia 4 de setembro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário