terça-feira, 23 de julho de 2013

Vôlei Nacional: Elenco do Kappesberg/Canoas realiza exames médicos


Na última segunda-feira, o elenco do Kappesberg/Canoas deixou a quadra de lado e dedicou o dia inteiro à realização de exames médicos no Complexo Hospitalar Mãe de Deus, em Porto Alegre. O grupo foi submetido a cinco testes específicos aplicados à prática esportiva, supervisionados pela Dra. Letícia Meirelles, médica do clube, e sob coordenação do Dr. Félix Albuquerque Drummond, gestor do Instituto de Medicina do Esporte.

– Esta bateria de exames é imprescindível antes de iniciar uma temporada longa e desgastante como será a do Kappesberg/Canoas. As avaliações determinarão parâmetros fisiológicos, muito importantes para o planejamento e prescrição individualizada do treinamento – explicou Drummond.

A avaliação completa é composta pelos testes de ergoespirometria, que avalia o condicionamento físico e a função cardiorrespiratória; eletrocardiograma de repouso e esforço (ECG) e ecocardiodoppler a cores, importantes para a prevenção de cardiopatias e da Morte Súbita no Esporte; avaliação do percentual de gordura e de massa muscular; e testes de saltos verticais, que determinam componentes biomecânicos de força, velocidade, potência, posicionamento e aceleração.

– Temos uma excelente equipe médica e estrutura de primeiro mundo, como a do Hospital Mãe de Deus, à nossa disposição. Além disso, são testes que avaliam por completo cada atleta, o que nos deixa seguros no momento de exigir mais de um ou reduzir a carga de outro. O resultado se dará ao longo da temporada – avaliou o preparador físico do Kappesberg/Canoas, Guilherme Berriel.

A partir de agora, o grupo de atletas retoma o foco nas quadras. Os treinamentos com bola já iniciaram, visando à disputa do Campeonato Gaúcho, na primeira quinzena de agosto. O time comandado por Paulão defenderá o título da competição, conquistado no ano passado contra o Novo Hamburgo/Comusa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário